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RBCE - A revista da




          Senão, vejamos um exemplo prático.                  “

          •  Se os EUA exportam um automóvel de US$20.000
             para a Alemanha, o VAT alemão de 20%    17  será      A anunciada renegociação do Nata favorece
             acrescido ao preço de venda na Alemanha =>            o Brasil em dois aspectos: possibilidade de
             US$ 24.000.                                            criar novos acordos entre Brasil e México;
                                                                     e reduzir a concorrência entre produtos
          •  Se um automóvel alemão de US$ 20.000 é vendi-              mexicanos e brasileiros nos EUA,
             do no mercado local, seu preço será acrescido da           como no caso do suco de laranja
             VAT => US$ 24.000, o que conigura o chamado
             “tratamento nacional”, onde não há discrimina-
             ção de tratamento entre o produto doméstico e
             o importado.                                                                                       “

          •  Se a Alemanha exporta esse mesmo automóvel
             para os EUA, o produtor alemão recebe devolu-
             ção da VAT (US$ 20.000/1.2) => US$ 16.667.       É preciso acompanhar de perto a iniciativa do Chile
                                                              de convocar reunião  com os países do TPP e convi-
                                                                                 19
          •  Como não há VAT nos EUA, o automóvel alemão      dar a China e a Coreia a participarem. Não seria de
             entra no mercado americano com a vantagem de     surprender que tal reunião possa dar início a um pro-
             um preço inferior, sobre o qual incide apenas a  cesso de aproximação do TPP-1 (sem os EUA) com
                             18
             reduzida sales tax.  O BAT reduz/anula essa van-  os países da Parceria Economica Regional Abran-
             tagem, nivelando o terreno.                      gente (Regional Comprehensive Economic Partnership -

          Como o exemplo demonstra, o VAT não é neutro e      RCEP), liderada pela China e mais conhecida como
          sim distorcivo para um país que não o aplica e que co-  “a resposta chinesa ao TPP”. Devido ao menor grau
          mercializa com outro país que o aplica. É um caso que   de ambição do RCEP, não se anteciparia qualquer
          merece relexão, até mesmo no contexto dos acordos   diiculdade de os paises do TPP-1 integrarem-se
          da OMC, com vistas a eventuais ajustamentos.        ao RCEP e formarem o maior acordo de comércio
                                                              internacional fora da OMC. Dada a importância
                                                              do comércio brasileiro com a China, caberia
          BENEFÍCIOS, OPORTUNIDADES E                         examinar a possibilidade de o Brasil aproveitar essa
                                                              oportunidade de defender e expandir esse comércio,
          PREOCUPAÇÕES PARA O BRASIL                          não icando de fora dessas conversações e de um
                                                              possível mega-acordo.
          A nova política comercial dos EUA pode trazer bene-
          fícios e oportunidades para o Brasil. O primeiro be-  Outro benefício pode advir da anunciada renegocia-
          nefício, já auferido pelo Brasil, foi fruto da renúncia  ção do Nata, que está forçando o México a diminuir
          do TPP, que evitou o acesso preferencial de grandes   sua dependência dos EUA e a diversiicar seu relacio-
          concorrentes dos produtos brasileiros ao mercado    namento comercial. Essa tendência já se observa no
          norte-americano. Ao mesmo tempo, o Brasil passa a   crescente interesse do México em buscar acordos com
          ter mais importância como mercado aos olhos dos     o Brasil. Uma renegociação do Nata também tem o
          parceiros latino-americanos do TPP (Chile, México e   potencial de aliviar a concorrência mexicana em nos-
          Peru) e, por extensão, dos parceiros da Aliança do Pa-  sos tradicionais produtos nos EUA, como o suco de la-
          cíico. Seria uma oportunidade de buscar aprofundar  ranja (o suco brasileiro está sujeito a um equivalente ad
          o relacionamento comercial com esses países a partir  valorem de 40% ou mais, dependendo do preço), entre
          de uma posição de maior proeminência.               outros, especialmente se envolver restrições de acesso.


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          17  O VAT alemão é 19%. O valor foi arrendondado no exemplo para facilitar o cálculo.
          18  Pode variar de 0% a 8,5%, dependendo do estado: http://www.salestaxinstitute.com/resources/rates
          19  Ocorreu em 13 e 14 de março de 2017.

          Nº  130 -  Janeiro/Fevereiro/Março de 2017                                                       11
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