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Política Comercial



          chances de ser aprovado. Não só porque atinge o ob-  lhões de dólares mantidos em outros países poderão re-
          jetivo de política comercial desejado, mas também   tornar aos EUA com esse corte de tributação. Poderão,
          porque permite a redução da alíquota do imposto de  ademais, ajudar no inanciamento do ambicioso pro-
          renda pessoa jurídica dos atuais 35%-40% para 15%-  grama de infraestrutura mencionado anteriormente.
          20%, promessa de campanha de Trump, sem impac-
          tar negativamente o orçamento.                      Pelas razões acima e apesar da oposição das grandes
                                                              cadeias varejistas (maiores importadores), a probabi-
                                                              lidade de aprovação do BAT é alta. Mesmo se conside-
          A REFORMA TRIBUTÁRIA E O BAT                        radas possíveis violações das regras da OMC em sua
                                                              versão atual e a ameaça da União Europeia de acionar
                                                              o Sistema de Solução de Controvérsias da OMC caso
          Atualmente as empresas norte-americanas são tribu-
          tadas entre 35% e 40% sobre seu lucro global. A refor-  o BAT seja implementado, tudo indica que seria polí-
          ma tributária ora em discussão no Congresso implica   ticamente improvável o BAT não ser aprovado, espe-
          profundas alterações nesse sistema, a começar por   cialmente à luz da prioridade top do governo Trump
          uma redução signiicativa da alíquota de pessoa jurí-  de reduzir impostos e, no que toca à OMC, defender
          dica para algo em torno de 15% a 20% e pelo BAT. A   a soberania nacional em política comercial (ver item
          versão do BAT em discussão visa tributar com a nova   1 de O Programa, acima). Ou seja, o BAT viabiliza
          alíquota reduzida apenas a receita doméstica menos   o corte de impostos sem impactos adversos no or-
          os custos domésticos (insumos domésticos, salários,  çamento federal e a ameaça de questionamentos na
          entre outros). Isso implica que a receita de exporta-  OMC pode não impedir sua implementação.
          ções não é tributada (é deduzida da base de cálculo)
          e os insumos ou produtos importados deixam de ser
          abatidos como custo para ins de imposto de renda.   O BAT E AS REGRAS DA OMC
          Nessas condições, as empresas que mais dependem de
          importações para fabricar ou revender seus produtos   Entre as regras da OMC que o BAT poderia ferir
          pagarão relativamente mais imposto do que as ou-    estão as de: [a] tratamento nacional (Artigo III: 2
          tras. 12  Isso certamente vai desincentivar investimen-  do GATT 94), por favorecer o produto nacional em
          tos americanos diretos para produção e terceirização   prejuízo do importado; e [b] subsídios (Artigo 3.1 do
          em outros países e incentivar maiores investimentos   Acordo de Subsídios e Medidas Compensatórias), se
          em produção doméstica e exportações, com conse-     conigurado um subsídio condicionado à utilização
          quente impacto positivo no nível de emprego.        de produtos domésticos e/ou desoneração de im-
                                                              postos diretos na exportação. A desoneração de im-
          Segundo o orçamento federal norte-americano de      postos indiretos (impostos sobre produtos, como o
          2016, a arrecadação iscal dos EUA foi de aproxima-  IPI e ICMS no Brasil) é permitida para a exportação
                                13
          damente US$3 trilhões.  O BAT poderá ter impacto  até o montante desses impostos.  15  No caso dos im-
          positivo e relevante no orçamento. A Tax Foundation  postos diretos, como o imposto de renda (BAT), a
          estima um aumento de arrecadação de US$1,1 trilhão  desoneração é considerada subsídio à exportação. 16
          em dez anos com essas mudanças. 14
                                                              A situação atual, levando em conta que o comércio in-
          Ao mesmo tempo, Trump prometeu reduzir o imposto  ternacional dos EUA é com países que utilizam o im-
          de repatriação de recursos de empresas americanas no  posto de valor agregado (em inglês, Value Added Tax
          exterior dos atuais 35% para 10%. Cerca de US$ 2,6 tri-  – VAT), não é vantajosa para os norte-americanos.

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          12  Embora a renda tributável passe a ser maior para as empresas que mais importam, cabe recordar que a nova alíquota é metade da atual, o que signiica
          um impacto iscal menor para essas empresas do que poderia parecer à primeira vista.
          13  Ver orçamento federal dos EUA: http://federal-budget.insidegov.com/l/119/2016.
          14  Ver sítio eletrônico da Tax Foundation: https://taxfoundation.org/faqs-border-adjustment/ .
          15  Nota de rodapé 1 e item (h) do Anexo I do Acordo sobre Subsídios e Medidas Compensatórias (ASMC).
          16  Item (e) do Anexo I do ASMC.

       10                                                                      Nº  130 -  Janeiro/Fevereiro/Março de 2017
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