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RBCE - A revista da
no principal elemento regulatório capaz de estruturar a po- e) Simpli car os processos ligados ao comércio
tencialização da IA no nosso país. O sucesso daí advindo, internacional, revendo a necessidade excessiva de
trará resultados robustos diante do objetivo maior, qual documentos, padronizando as taxas e fomentando
seja, angariar mais espaço para o Brasil junto ao comércio o uso de plataformas de IA para acelerar atividades
internacional (gerando riquezas, emprego e renda). de obtenção de licenças e de interação entre órgãos
anuentes.
A IA E O FUTURO DO COMÉRCIO f) Incentivar políticas públicas para a quali cação
INTERNACIONAL NO BRASIL e potencialização de capital humano, necessário
para desenvolver, gerir e utilizar IA.
A adoção de tarifas pelos Estados Unidos e a ruptura g) Estabelecer acordos de parceria com outros pa-
com os princípios básicos do sistema multilateral de co- íses e empresas internacionais, para fomentar o re-
mércio, têm produzido maior incerteza global e levado no de terras raras em larga escala, e a produção de
ao redesenho das relações comerciais. semicondutores avançados.
No caso brasileiro, essa vulnerabilidade é agravada pela h) Conduzir uma reforma administrativa consis-
baixa inserção internacional do país, ameaçando setores tente, capaz de conter o crescente dos gastos públi-
estratégicos e exigindo uma urgente diversi cação de cos e minimizar a nossa pressão arrecadatória sobre
mercados e parceiros comerciais. o ecossistema de produção.
O apoio para a priorização do desenvolvimento e uso
tecnologias de IA, nos principais setores do país, se faz A IA abre para o Brasil uma janela ímpar, capaz de viabilizar
condição sine qua non para as nossas pretensões de de- a retomada aos trilhos do crescimento e da prosperidade.
colagem social e econômica. Deixo, como contribuição,
os temas que eu considero mais relevantes impulsionar, O país está no alto da cadeia de recursos naturais, vitais
tanto no setor público, quanto no privado para sairmos para a proliferação da IA. Ao mesmo tempo, tem um
da situação letárgica em que nos encontramos: gap danoso no que diz respeito a políticas de Estado (tri-
butos e reforma administrativa), planejamento de longo
a) Integrar e correlacionar o futuro marco regu- prazo, desenvolvimento de capital humano, aposta em
latório brasileiro de IA, com o REDATA e com a inovação, destravamento das regras para licenciamento
constante revisão de leis que se constituam em bar- de obras, e amparo das garras da burocracia pátria.
reiras para a inovação, e para o destravamento de
licenciamento de obras. Precisamos correr contra o relógio, pois largamos tarde
demais. Assim como o coelho branco de Alice, necessi-
b) Romper com a burocracia o cial, que as xia o tamos estruturar um conjunto de elementos diante de
orescimento de startups (os manguezais do ecos- uma temporalidade adversa, num universo tão surreal
sistema de IA). quanto o que foi criado por Lewis Carroll.
c) Incentivar (com vantagens scais) as soluções de De nitivamente, eu gostaria que nos libertássemos,
IA destinadas ao agro, em especial aquelas ligadas à de uma vez por todas, da máxima do saudoso Roberto
análise preditiva (para prever e monitorar o desem- Campos, quando disse que “Infelizmente, o Brasil nunca
penho das safras e rebanhos). perde uma oportunidade de perder oportunidades”.
d) Fomentar o desenvolvimento de soluções nacio- Vamos em frente, pois temos um compromisso inadiá-
nais de robótica combinada com IA, que otimizem vel com as gerações futuras e, de nitivamente, precisa-
atividades de despacho de importação e exporta- mos vencer a batalha do comércio internacional.
ção, cotação de preços de mercadorias no mercado
internacional, gestão de produção e logística (para
identi car padrões de consumo, prever demandas,
ajustar estoques e otimizar rotas de distribuição) e
maximização da cadeia de suprimentos (conectan-
do dados de fornecimento de insumos, de distri-
buição e de comercialização).
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