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Editorial
Opções para Transformar, Inserir e
Internacionalizar
Em março, a Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (FUNCEX) completou 47 anos. Nos últimos três
anos implementamos ações e atividades para ressigni car, transformar e internacionalizar a instituição para que seja
um canal de diálogo e proposição de medidas entre o setor público e o privado e para desenvolver competência única
para incentivar e apoiar a identi cação de oportunidades nas exportações de bens e serviços; diagnosticar as necessida-
des das empresas para iniciar a sua internacionalização e o seu acesso ao mercado de trade nance e seguro de crédito.
Em 2022, a FUNCEX foi a primeira fundação brasileira a concretizar o objetivo estratégico de internacionalização
inaugurando a FUNCEX internacional, com escritórios de representação em Portugal, nas cidades de Lisboa, Cascais
e Braga (FUNCEX Europa). Uma unidade que se estabelece como porta de entrada na Europa visando à atuação
como um braço operacional da FUNCEX, com a missão de promover um privilegiado acesso das empresas brasileiras
no mercado exterior e servir de apoio às empresas europeias que pretendam ingressar no mercado brasileiro.
A nossa Fundação atua, de forma privada, sem ns lucrativos. É uma entidade especializada em consultoria, ensino e
pesquisa dedicada a promoção e desenvolvimento do comércio exterior brasileiro, atuando nesse seguimento desde
1976 e com a visão de apoiar o Brasil na expansão das fronteiras e conquistar novos mercados.
Desse modo, estamos a conectar a FUNCEX com o mundo. Os nossos serviços atuais visam desenvolver projetos
de internacionalização das empresas que desejam ingressar no mercado internacional operando com estratégia de in-
teligência de mercado. Além disso, identi ca oportunidades, promove encontros de negócios e viabiliza o acesso ao
empresariado às nações da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), África e Ásia.
É o nosso propósito também aprofundar as relações comerciais do maior país da América do Sul e as restantes nações
que integram a CPLP – que, juntas, compõem um grupo de nove Estados-membros espalhados por quatro continen-
tes, que têm em comum um mesmo código linguístico, a língua portuguesa. Hoje, existem cerca de 280 milhões de
falantes, sendo a língua portuguesa a quinta mais falada no mundo, a terceira no hemisfério ocidental e a primeira mais
falada no hemisfério sul do planeta.
Como membros da CPLP, o nosso principal ativo é a língua portuguesa e a cultura comum. Porém, é importante avan-
çarmos, a exemplo do que já tem sido feito, no sentido de estabelecermos condições sociais, econômicas e comerciais
que tornem este grupo ainda mais forte, mais integrado, mais representativo e capaz de promover uma nova dinâmica
não só entre os seus pares, mas entre outras nações.
Importa ressaltar que promovemos o desenvolvimento de atividades de consultoria, pesquisa, elaboração de estudos,
capacitação e ensino, internacionalização de empresas, divulgação e disseminação de informações e a prestação de servi-
ços no campo de comércio exterior. No âmbito das nossas ações, oferecemos serviços como estudos, pesquisas, projetos
e consultoria na área de comércio exterior, promovemos eventos e capacitações, além de auxiliar as empresas a investi-
rem na sua internacionalização.
No início da nossa gestão, há pouco mais de três anos, lançamos um plano estratégico com o apoio da RK Partners,
em que nos foram colocados três objetivos: a) Consolidar posição da FUNCEX como referência em Comércio Ex-
terior no Brasil; b) Maximizar a geração de valor nas relações com nossos instituidores, mantenedores e, sobretudo,
as empresas que atuam no comércio exterior, sejam elas exportadoras, importadoras e/ou prestadoras de serviços; e c)
Internacionalizar as operações da FUNCEX.
2 Nº 155 - Abril, Maio e Junho de 2023