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Editorial




         Opções para Transformar, Inserir e


         Internacionalizar









          Em março, a Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (FUNCEX) completou 47 anos. Nos últimos três
          anos implementamos ações e atividades para ressigni car, transformar e internacionalizar a instituição para que seja
          um canal de diálogo e proposição de medidas entre o setor público e o privado e para desenvolver competência única
          para incentivar e apoiar a identi cação de oportunidades nas exportações de bens e serviços; diagnosticar as necessida-
          des das empresas para iniciar a sua internacionalização e o seu acesso ao mercado de trade  nance  e seguro de crédito.

          Em 2022, a FUNCEX foi a primeira fundação brasileira a concretizar o objetivo estratégico de internacionalização
          inaugurando a FUNCEX internacional, com escritórios de representação em Portugal, nas cidades de Lisboa, Cascais
          e  Braga  (FUNCEX  Europa).  Uma  unidade  que  se  estabelece  como  porta  de  entrada  na  Europa  visando  à  atuação
          como um braço operacional da FUNCEX, com a missão de promover um privilegiado acesso das empresas brasileiras
          no mercado exterior e servir de apoio às empresas europeias que pretendam ingressar no mercado brasileiro.

          A nossa Fundação atua, de forma privada, sem  ns lucrativos. É uma entidade especializada em consultoria, ensino e
          pesquisa dedicada a promoção e desenvolvimento do comércio exterior brasileiro, atuando nesse seguimento desde
          1976 e com a visão de apoiar o Brasil na expansão das fronteiras e conquistar novos mercados.

          Desse  modo,  estamos  a  conectar  a  FUNCEX  com  o  mundo.  Os  nossos  serviços  atuais  visam  desenvolver  projetos
          de internacionalização das empresas que desejam ingressar no mercado internacional operando com estratégia de in-
          teligência de mercado. Além disso, identi ca oportunidades, promove encontros de negócios e viabiliza o acesso ao
          empresariado às nações da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), África e Ásia.

          É o nosso propósito também aprofundar as relações comerciais do maior país da América do Sul e as restantes nações
          que integram a CPLP – que, juntas, compõem um grupo de nove Estados-membros espalhados por quatro continen-
          tes, que têm em comum um mesmo código linguístico, a língua portuguesa. Hoje, existem cerca de 280 milhões de
          falantes, sendo a língua portuguesa a quinta mais falada no mundo, a terceira no hemisfério ocidental e a primeira mais
          falada no hemisfério sul do planeta.

          Como membros da CPLP, o nosso principal ativo é a língua portuguesa e a cultura comum. Porém, é importante avan-
          çarmos, a exemplo do que já tem sido feito, no sentido de estabelecermos condições sociais, econômicas e comerciais
          que tornem este grupo ainda mais forte, mais integrado, mais representativo e capaz de promover uma nova dinâmica
          não só entre os seus pares, mas entre outras nações.

          Importa ressaltar que promovemos o desenvolvimento de atividades de consultoria, pesquisa, elaboração de estudos,
          capacitação e ensino, internacionalização de empresas, divulgação e disseminação de informações e a prestação de servi-
          ços no campo de comércio exterior. No âmbito das nossas ações, oferecemos serviços como estudos, pesquisas, projetos
          e consultoria na área de comércio exterior, promovemos eventos e capacitações, além de auxiliar as empresas a investi-
          rem na sua internacionalização.
          No início da nossa gestão, há pouco mais de três anos, lançamos um plano estratégico com o apoio da RK Partners,
          em que nos foram colocados três objetivos: a) Consolidar posição da FUNCEX como referência em Comércio Ex-
          terior no Brasil; b) Maximizar a geração de valor nas relações com nossos instituidores, mantenedores e, sobretudo,
          as empresas que atuam no comércio exterior, sejam elas exportadoras, importadoras e/ou prestadoras de serviços; e c)
          Internacionalizar as operações da FUNCEX.

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