Page 5 - RBCE 161
P. 5

e
                                                                                  E - A r
                                                                             RBCE - A revista da
                                                                                          v
                                                                                          v
                                                                                         e
                                                                                C
                                                                                C
                                                                                  E - A r
                                                                             R R
                                                                              B
                                                                              B
                                                                                           is
                                                                                             t
                                                                                              a d
                                                                                              a d
                                                                                                 a
                                                                                           is
                                                                                             t
                                                                                                 a
                             Sumário
                                                      EDITORIAL
                                                  2   G20 e desa os para 2025

                                                         Miguel Lins
          ..........................................................................................................................................................................................
                                                      ENTREVISTA
                                                       4   Atilio Rulli
                                     Vice-presidente de Relações Públicas da Huawei América Latina e Caribe
         ..........................................................................................................................................................................................
                                           COMENTÁRIO INTERNACIONAL
                                               10   A economia e o cobertor curto
                                                        George Vidor
         ..........................................................................................................................................................................................
                                       INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS
                                 12   Internacionalização das empresas brasileiras no mundo multipolar
                                                 Antonio Carlos da Sil eira Pinheiro
         ..........................................................................................................................................................................................
                                                    TRADE FINANCE
                              16   Trade Service e Banking as a Service... A inovação em Comércio Exterior!
                                                      Cristiane de Freitas
         ..........................................................................................................................................................................................
                                     AMBIENTE DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
                                     18   A presidência brasileira do G20 em 2024: uma avaliação
                                                         Felipe Hees
                         28   La posible incorporación de Colombia a la Iniciativa de la Franja y la Ruta, puede ser la
                       puerta a una gran oportunidad de desarrollo económico o su error más grave a nivel geopolítico
                                                    Santiago Cabrera Grajales
                                  32   Exportação Acelerada: Expansão dos Negócios Internacionais
                                                    Henry Uliano  uaresma
                                36   Por um Programa Brasileiro de Sustentabilidade para as exportações
                                                  Marina de Almeida Bezerra Reis
                 38   Os re exos das eleições norte-americanas na cadeia global de gás natural liquefeito e, em especial, no Brasil

                                                  Luis Augusto Medeiros Rutledge
         ..........................................................................................................................................................................................
                                                INDICADORES FUNCEX
                                      42   Séries históricas de indicadores do comércio exterior
                                                       Henry Pourchet
         ..........................................................................................................................................................................................
                                             MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS

                48   Mobilização de recursos internos para  nanciar as exportações com os acúmulos de ICMS nas vendas externas
                                                        Jorge Sahione
            54   Mobilização de Recursos Internos para  nanciar as vendas externas com os créditos do Funrural de exportação indireta

                                                       Felipe Fortunato
          ..........................................................................................................................................................................................
                                               BRANDING E LINGUAGEM
                 58    uali cação Empresarial para Branding Intercultural como Estratégia Integrada de Promoção Comercial

                                                       Rodrigo Solano
                           64   O Papel da Linguagem no Comércio Internacional e nas Cadeias Globais de Valor
                                                      Paulo Pandjiarjian
          ..........................................................................................................................................................................................
                                                  PRÁTICA DE COMEX
                                                70   Exportação de commodities
                                                      Romulo Del Carpio
                                          78   Shetrader, She4trade e He4she para o Brasil
                                           Mario Cordeiro de Carvalho Junior e Renata Sanchez


          Nº 161 - Outubro, Novembro e Dezembro de 2024
          Nº 161 - Ou t ub r o, N ov e mb r o e D e ze mb r o de 2024                                         1 1 1
   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10