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RBCE - A revista da
junto ao setor empresarial. Essa inovação na condução da ação governamental visa tornar o setor exportador nacio-
nal mais competitivo e sustentável. A liderança nesse diálogo construtivo em prol de uma parceria público e privada
no comércio exterior está sendo exercida pelo Vice-Presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, In-
dústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin - Personalidade do Ano do Comércio Exterior em 2023.
Esta edição mostra como expandir as exportações e internacionalizar as empresas e, também aborda o acesso ao
nanciamento para as exportações. Nas nossas páginas azuis, o diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação
e Comércio Exterior do BNDES, José Luis Pinho Leite Gordon, expõe as novas diretrizes do banco com relação a
política de nanciamento às exportações e de suporte ao desenvolvimento sustentável para o segmento exportador.
Hsia Cheng analisa como estruturar operações de trade nance em renminbi. Por sua vez, Lilian Alleprandi da Ac-
cetta Analytics sugere uma jornada de acesso aos recursos ofertados pelos bancos e agências públicas, focadas para
inovação e exportação.
Com um olhar para o futuro do Brasil, Renato Flores propõe como combinar política comercial e industrial no
segmento de semicondutores. Ric Skeickman e Marcelo Faria falam das oportunidades de exportação para o oriente
médio. Camila Sá, Fernanda Lemos e Marcos Sawaya Jank tratam da importância da rastreabilidade na pecuária
nacional.
Vale lembrar que no próximo ano a nova lei cambial irá fazer o seu primeiro aniversário. Temos um artigo de Ro-
berto Giannetti relatando um episódio da gestão cambial e da conformação do mercado de câmbio. Há outros dois
artigos, o primeiro focando os aspectos que ainda deverão ser abordados no futuro pela nova cambial, e outro sobre
fundamentos para a formação técnica nessa área. Temos ainda artigo que traz sugestão sobre como expandir a orien-
tação externa e a cultura exportadora.
Conclui-se que é preciso expandir de forma perene nossa pauta de exportação de bens – agrícolas, semimanufa-
turados, manufaturados – e de serviços, por meio da Política Nacional de Comércio Exterior com base no docu-
mento Estratégia Nacional de Comércio Exterior. A política conduzida pelo Vice-Presidente Geraldo Alckmin
pode simultaneamente aumentar a base de empresas brasileiras no comércio exterior e internacionalizar essas
empresas, de modo a inseri-las nas cadeias globais de valor para ganhar market-share, além de gerar oportunidade
de expansão no mercado internacional.
Antonio Carlos da Silveira Pinheiro
Presidente da FUNCEX
Nº 157 - Outubro, Novembro e Dezembro de 2023 3