ESTUDOS DISPONIBILIZADOS PARA DOWNLOAD

 

 

 
ESTUDOS PRODUZIDOS PELA FUNCEX
 

INOVAÇÕES NA PAUTA DE EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS

Estudo refuta a ideia de que a pauta de exportações brasileiras está estagnada, analisando, em termos quantitativos e qualitativos, os produtos que ganharam ou perderam importância na pauta entre 1997 e 2001.

SUBSÍDIOS AO MILHO E AOS DERIVADOS DO MILHO NOS MERCADOS DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA [EUA] E DA UNIÃO EUROPÉIA [UE]

No contexto de identificação dos fatores que prejudicam as exportações brasileiras, este trabalho examina, particularmente, as dificuldades de acesso das exportações de açúcar de cana e seus derivados etanol, sorbitol e manitol a dois de seus principais mercados de destino – os Estados Unidos e a União Europeia.

Os produtos brasileiros sofrem desvantagem na concorrência com os produtos locais nos mercados norte-americano e europeu, não por falta de vantagem comparativa, pois o Brasil é reconhecidamente muito competitivo nos produtos examinados, mas por causa das barreiras tarifárias e dos subsídios governamentais concedidos aos produtores, refinadores e consumidores do milho e da beterraba.

Este trabalho, em sua primeira parte, oferece uma visão geral do problema. O processo de refinação do milho e suas ramificações e o mecanismo pelo qual os subsídios se estendem dentro da cadeia produtiva. Na segunda e terceira partes, são descritos os programas de subsídios. As informações que fundamentam as quantificações dos subsídios estão organizadas em tabelas estatísticas no Anexo II. No Anexo I encontram-se notas técnicas com glossário de termos e explicação pormenorizada do processo de refinação, com fluxograma ilustrativo.

 
ESTUDOS DIVULGADOS PELA FUNCEX
 

MANUAL DE GESTÃO DO COMÉRCIO INTERNACIONAL FUNDAMENTOS, ESTRATÉGIA & AÇÕES

Este trabalho foi originado da necessidade que o profissional do comércio internacional encontra em sua luta diária pelo sucesso de suas atividades. O livro é dividido em três módulos: Fundamentos, Estratégia e Ações, os quais apresentam uma clara evolução quanto ao conteúdo e aplicação das informações prestadas assegurando sua conexão e consequente assimilação por parte do leitor. É uma obra imprescindível tanto para a mochila do aluno como para a pasta do executivo dedicados ao estudo e operacionalização do comércio internacional.

BARREIRAS A PRODUTOS E SERVIÇOS BRASILEIROS NO MERCADO DOS ESTADOS UNIDOS.

O Relatório de Barreiras a produtos e serviços brasileiros no mercado dos Estados Unidos é um documento de divulgação tradicional, anual, da Embaixada do Brasil em Washington. Constitui identificação objetiva de questões relevantes para o Brasil em negociações comerciais com os Estados Unidos. Mai/06.

O MERCADO NORTE-AMERICANO: OPORTUNIDADES COMERCIAIS PARA O BRASIL. FEITO PELA EMBAIXADA DO BRASIL, WASHINGTON, D.C.

Este é um estudo básico que tem como principal objetivo identificar oportunidades comerciais para produtos de exportação brasileira, em nível de item tarifário [oito dígitos], dentre os setores mais dinâmicos de importação do mercado americano. Jan/2004.

ALCA

Os esforços para unir as economias de 34 países do continente americano em uma única área de livre-comércio iniciaram-se com a Cúpula das Américas, realizada em Miami em dezembro de 1994. Desde esta cúpula, os Ministros de Comércio já se reuniram quatro vezes para formular e executar um plano de ação para a ALCA, e as negociações propriamente ditas se iniciaram em abril de 1998, na Segunda Cúpula das Américas, em Santiago do Chile. O prazo para conclusão das negociações foi fixada em janeiro de 2005, e a entrada em vigor do Acordo da Alca ocorrerá, no máximo, até dezembro de 2005. Uma breve descrição do processo de criação e negociação está disponível no site da ALCA [WWW.FTAA-ALCA.ORG], assim como outras informações relevantes, como a íntegra das Declarações Ministeriais que resultaram das diversas reuniões, os trabalhos dos diversos Grupos de Negociação existentes e as minutas de acordo preparadas por estes Grupos. Abr/2003.

BACK TO BASICS: MARKET ACCESS ISSUES IN THE DOHA AGENDA. FEITO PELA UNCTAD.

A UNCTAD divulgou um novo estudo que procura avaliar os ganhos de bem-estar que poderiam ser obtidos com uma nova rodada de liberalização multilateral no âmbito da OMC. O estudo analisa, com especial ênfase, os impactos sobre os países em desenvolvimento e os ganhos da liberalização no setor agrícola. Mar/2003.

BARREIRAS AOS PRODUTOS E SERVIÇOS BRASILEIROS. FEITO PELA EMBAIXADA DO BRASIL, WASHINGTON, D.C.

Conheça detalhadamente os obstáculos e as principais barreiras enfrentadas pelos exportadores brasileiros no mercado dos EUA. Estudo preparado pela Embaixada brasileira em Washington e divulgado em outubro de 2002 descreve e analisa detalhadamente os principais obstáculos e as principais barreiras enfrentadas pelos exportadores brasileiros no mercado dos EUA.Out/2002.

BRASIL E MÉXICO NO MERCADO DE PRODUTOS INDUSTRIAIS DOS EUA. FEITO PELA EMBAIXADA DO BRASIL, WASHINGTON, D.C.

Veja e compare quais são as condições de acesso de produtos industriais mexicanos e brasileiros no mercado norte-americano sob o aspecto tarifário. Nov/2000.

MANUAL DO EXPORTADOR PARA O SGP. FEITO PELA EMBAIXADA DO BRASIL, WASHINGTON, D.C.

Este é o primeiro manual editado em português com informações para habilitar o exportador brasileiro a melhor aproveitar o Sistema Geral de Preferências [SGP] norte-americano. Este sistema oferece vantagens, em termos de redução de tarifas de importação, para uma série de produtos da pauta de importação dos Estados Unidos. Dez/2000.

OBSTÁCULOS AO ACESSO DAS EXPORTAÇÕES DO BRASIL AO MERCADO COMUNITÁRIO. MISSÃO DO BRASIL JUNTO ÀS COMUNIDADES EUROPEIAS.

Este estudo, preparado pela Missão do Brasil junto às Comunidades Europeias, apresenta, de forma detalhada, as barreiras enfrentadas pelos produtos de exportação do Brasil no mercado da União Europeia. Dez/2000.

 
    Contato: Crysthianne Pereira
  Telefones: (21) 2509-7000, 2509-2662, 3529-7002, 9 8111-1760
    E-mail: publicacoes@funcex.org.br
    Skype: cursos.funcex
       
   
Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior - FUNCEX
Rua Sete de Setembro, 99, 23º andar, Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep 20050-005
All Rights Reserved © 2010 - FUNCEX - Política de Privacidade
Telefones: (55.21) 2509-7000, 2509-2662, 3529-7002, 3529-7004
Fax: (55.21) 2221-1656