|
|
ESTUDOS PRODUZIDOS PELA FUNCEX |
|
INOVA��ES NA PAUTA DE EXPORTA��ES BRASILEIRAS
Estudo refuta a ideia de que a pauta de exporta��es brasileiras est� estagnada, analisando, em termos quantitativos e qualitativos, os produtos que ganharam ou perderam import�ncia na pauta entre 1997 e 2001.
SUBS�DIOS AO MILHO E AOS DERIVADOS DO MILHO NOS MERCADOS DOS ESTADOS UNIDOS DA AM�RICA [EUA] E DA UNI�O EUROP�IA [UE]
No contexto de identifica��o dos fatores que prejudicam as exporta��es brasileiras, este trabalho examina, particularmente, as dificuldades de acesso das exporta��es de a��car de cana e seus derivados etanol, sorbitol e manitol a dois de seus principais mercados de destino � os Estados Unidos e a Uni�o Europeia.
Os produtos brasileiros sofrem desvantagem na concorr�ncia com os produtos locais nos mercados norte-americano e europeu, n�o por falta de vantagem comparativa, pois o Brasil � reconhecidamente muito competitivo nos produtos examinados, mas por causa das barreiras tarif�rias e dos subs�dios governamentais concedidos aos produtores, refinadores e consumidores do milho e da beterraba.
Este trabalho, em sua primeira parte, oferece uma vis�o geral do problema. O processo de refina��o do milho e suas ramifica��es e o mecanismo pelo qual os subs�dios se estendem dentro da cadeia produtiva. Na segunda e terceira partes, s�o descritos os programas de subs�dios. As informa��es que fundamentam as quantifica��es dos subs�dios est�o organizadas em tabelas estat�sticas no Anexo II. No Anexo I encontram-se notas t�cnicas com gloss�rio de termos e explica��o pormenorizada do processo de refina��o, com fluxograma ilustrativo.
|
|
|
ESTUDOS DIVULGADOS PELA FUNCEX |
|
MANUAL DE GEST�O DO COM�RCIO INTERNACIONAL FUNDAMENTOS, ESTRAT�GIA & A��ES
Este trabalho foi originado da necessidade que o profissional do com�rcio internacional encontra em sua luta di�ria pelo sucesso de suas atividades. O livro � dividido em tr�s m�dulos: Fundamentos, Estrat�gia e A��es, os quais apresentam uma clara evolu��o quanto ao conte�do e aplica��o das informa��es prestadas assegurando sua conex�o e consequente assimila��o por parte do leitor.�� uma obra imprescind�vel tanto para a mochila do aluno como para a pasta do executivo dedicados ao estudo e operacionaliza��o do com�rcio internacional.
BARREIRAS A PRODUTOS E SERVI�OS BRASILEIROS NO MERCADO DOS ESTADOS UNIDOS.
O Relatório de Barreiras a produtos e serviços brasileiros no mercado dos Estados Unidos é um documento de divulgação tradicional, anual, da Embaixada do Brasil em Washington. Constitui identificação objetiva de questões relevantes para o Brasil em negociações comerciais com os Estados Unidos. Mai/06.
O MERCADO NORTE-AMERICANO: OPORTUNIDADES COMERCIAIS PARA O BRASIL. FEITO PELA EMBAIXADA DO BRASIL, WASHINGTON, D.C.
Este é um estudo básico que tem como principal objetivo identificar oportunidades comerciais para produtos de exportação brasileira, em nível de item tarifário [oito dígitos], dentre os setores mais dinâmicos de importação do mercado americano. Jan/2004.
ALCA
Os esfor�os para unir as economias de 34 pa�ses do continente americano em uma �nica �rea de livre-com�rcio iniciaram-se com a C�pula das Am�ricas, realizada em Miami em dezembro de 1994. Desde esta c�pula, os Ministros de Com�rcio j� se reuniram quatro vezes para formular e executar um plano de a��o para a ALCA, e as negocia��es propriamente ditas se iniciaram em abril de 1998, na Segunda C�pula das Am�ricas, em Santiago do Chile.
O prazo para conclus�o das negocia��es foi fixada em janeiro de 2005, e a entrada em vigor do Acordo da Alca ocorrer�, no m�ximo, at� dezembro de 2005.
Uma breve descri��o do processo de cria��o e negocia��o est� dispon�vel no site da ALCA [WWW.FTAA-ALCA.ORG], assim como outras informa��es relevantes, como a �ntegra das Declara��es Ministeriais que resultaram das diversas reuni�es, os trabalhos dos diversos Grupos de Negocia��o existentes e as minutas de acordo preparadas por estes Grupos. Abr/2003.
BACK TO BASICS: MARKET ACCESS ISSUES IN THE DOHA AGENDA. FEITO PELA UNCTAD.
A UNCTAD divulgou um novo estudo que procura avaliar os ganhos de bem-estar que poderiam ser obtidos com uma nova rodada de liberaliza��o multilateral no �mbito da OMC. O estudo analisa, com especial �nfase, os impactos sobre os pa�ses em desenvolvimento e os ganhos da liberaliza��o no setor agr�cola. Mar/2003.
BARREIRAS AOS PRODUTOS E SERVI�OS BRASILEIROS. FEITO PELA EMBAIXADA DO BRASIL, WASHINGTON, D.C.
Conheça detalhadamente os obstáculos e as principais barreiras enfrentadas pelos exportadores brasileiros no mercado dos EUA.
Estudo preparado pela Embaixada brasileira em Washington e divulgado em outubro de 2002 descreve e analisa detalhadamente os principais obstáculos e as principais barreiras enfrentadas pelos exportadores brasileiros no mercado dos EUA.Out/2002.
BRASIL E M�XICO NO MERCADO DE PRODUTOS INDUSTRIAIS DOS EUA. FEITO PELA EMBAIXADA DO BRASIL, WASHINGTON, D.C.
Veja e compare quais s�o as condi��es de acesso de produtos industriais mexicanos e brasileiros no mercado norte-americano sob o aspecto tarif�rio. Nov/2000.
MANUAL DO EXPORTADOR PARA O SGP. FEITO PELA EMBAIXADA DO BRASIL, WASHINGTON, D.C.
Este � o primeiro manual editado em portugu�s com informa��es para habilitar o exportador brasileiro a melhor aproveitar o Sistema Geral de Prefer�ncias [SGP] norte-americano. Este sistema oferece vantagens, em termos de redu��o de tarifas de importa��o, para uma s�rie de produtos da pauta de importa��o dos Estados Unidos. Dez/2000.
OBST�CULOS AO ACESSO DAS EXPORTA��ES DO BRASIL AO MERCADO COMUNIT�RIO. MISS�O DO BRASIL JUNTO �S COMUNIDADES EUROPEIAS.
Este estudo, preparado pela Miss�o do Brasil junto �s Comunidades Europeias, apresenta, de forma detalhada, as barreiras enfrentadas pelos produtos de exporta��o do Brasil no mercado da Uni�o Europeia. Dez/2000.
|
|
|
|
Contato: Crysthianne Pereira |
|
Telefones: (21) 2509-7000, 2509-2662, 3529-7002, 9 8111-1760 |
|
|
E-mail: [email protected] |
|
|
Skype: cursos.funcex |
|
|