FUNCEX | Cursos de Comércio Exterior, Treinamento, Capacitação, Cursos in company, Exportação, Importação
Corpo Docente

 

FUNCEX | Cursos de Comércio Exterior, Treinamento, Capacitação, Cursos in company, Exportação, Importação
  Professor   Curriculum Resumido
       
  Alberto Amorim  

Mestre em Economia Empresarial, graduado em Administração e Comércio Exterior. Sócio da Trends Consulting - Consultoria em Gestão Empresarial. Docente em Universidades, atuando nas áreas de Comércio Exterior, Economia e Finanças. Instrutor na Funcex. Coordenador da Pós-Graduação em Comércio Exterior e Negócios Internacionais, no IBMR, filiado a Laureate International Universities. Foi Superintendente Financeiro da Companhia Docas do Rio de Janeiro, membro do Conselho Fiscal da Agência de Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro, Gerente Geral do Banco do Nordeste do Brasil, Diretor Executivo do Forex, sempre atuando paralelamente ao magistério, objetivando compartilhar suas experiências da prática profissional com a teoria da sala de aula.

       
  André Cavalcante  

Professor e profissional com mais de 13 anos de sólidas experiências em Comércio Exterior, Logística e Suprimentos em empresas como: FIESP, Mattel, Knorr-Bremse, Morillo Matrizaria, Continental e Danisco. Expertises: Gestão de Processos Logísticos, Suprimentos, Comércio Exterior, Customer Service, Procurement; Experiências em negociações e desenvolvimento de parcerias com prestadores de serviços logísticos; Experiência com operações de importação e exportação direta, indireta e trânsito aduaneiro; Desenvolvimento de pareceres técnicos relacionados às novas regras de Comércio exterior e legislações aprovadas ou em tramitação. Relacionamentos interdisciplinares com as áreas de Logística, Compras, Suprimentos, Qualidade e Produção; Planejamento de Demanda de itens nacionais e internacionais, gestão de estoques e transportes; Customer Service das Key-Accounts: Bosch, Grupo Valeo, Benteler, Autoliv, Continental e MABE; Relacionamento Governamental com as principais entidades de Comércio Exterior no Brasil: Secretária de Comércio Exterior, Coordenação-Geral de Administração Aduaneira da Receita Federal do Brasil; INMETRO, Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda; Câmara de Comércio Exterior e ANVISA.

       
  Gabriel Segalis  

Mestre em Administração pela EBAPE – FGV, Especialista em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Especialista em Comércio Internacional pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Professor de graduação no IBMR; Professor convidado dos cursos de Pós-Graduação em Marketing, Gestão Empresarial e Logística Empresarial. Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais da FGV e CADEMP – FGV. Professor convidado dos cursos de Pós Graduação em Suprimentos da SOCIESC- Curitiba. Coordenador do MBA em Comércio Exterior e Negócios Internacionais do IBMR – Laureate, Rio de Janeiro, RJ. Palestrante em centenas cursos abertos e in company relacionados com diversos tópicos de negócios internacionais em idioma português, inglês e espanhol. Organizador e co-autor do Livro Fundamentos de exportação e Importação no Brasil – Serie CADEMP, Editora FGV, 2012. Consultor do CIN para o projeto Exporta – CIN individual e coletivo e do SEBRAE-RJ. Conteudista e facilitador da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior – RJ. Sua experiência profissional inclui o cargo de gerente de comércio exterior em diversas empresas, docência em curso de relações internacionais, bem como consultoria a diversas empresas nacionais e estrangeiras.

       
  Marcos Assis  

Possui MBA Gestão e Economia Empresarial pela UFRJ, Pós Graduação em Comércio Exterior pela UCB Brasília, é graduado em Direito e Administração; participou do Empretec (Sebrae/ONU); Foi capacitado pelo Sebrae/SP para atuar como Gerente de Consórcios de Exportação. É Consultor, Educador em treinamentos empresariais e Tutoria em EAD (Funcex). Atuo na Preparação das empresas para Feiras e Missões Empresariais pela Firjan Internacional. Participou da Elaboração de Planejamento Estratégico de MPEs – Sebrae RJ. Exerceu por 15 anos cargos de Gerência Administrativa e Comercial em Comércio Exterior em Bancos Estrangeiros – ABN Anro e Credit Commercial de France – RJ. Participou como empresário do Setor de Rochas Ornamentais em Feiras Internacionais (Marmmomacc – Verona/Itália – 1998 e 2000) e outras Feiras Internacionais no Brasil. Participou do desenvolvimento de Consórcios de Exportação em diversos segmentos (Cachaça, Software, Artesanato, Lingerie, Moda Praia e Rochas Ornamentais) e como Consultor tendo ajudado algumas empresas nos processos de importação e exportação (Planejamento, marketing, logística, despacho aduaneiro, operações cambiais, financiamentos), para América Latina, Europa, EUA e Ásia. Atuou como conteudista dos cursos EAD do Programa de Internacionalização do Sebrae-SC (hoje Sebrae Nacional). Atuou como revisor da transposição do conteúdo IPGN (Empreendedorismo) do Sebrae Nacional para EAD versão atual. Atuou como Consultor do Programa Odebrecht -  Supply Comex – Angola (parceria com Banco do Brasil, Banco Mundial e Sebrae). Prestou consultoria e tutoria no Projeto Escola de Negócio da Apex-Brasil (parceria com a Funcex). Atuou no Projeto INSERI na Confederação Nacional das Indústrias – Preparação e Planejamento para o Mercado Internacional (em parceria com a Funcex).

       
  Maria da Luz  

Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade Estácio de Sá (2000), Pós Graduação em Docência do Ensino Superior. Atualmente exerce as funções de diretora da Cecex, é consultora da empresa e professora da Universidade Estácio de Sá e outras Instituições. Possui experiência na área de Educação, atuando, principalmente, nos seguintes temas: trading em petróleo abrangendo as negociações internacionais de compra e venda do petróleo e derivados, afretamento de navios (shipping), Comercialização e distribuição de derivados no mercado interno, Comércio exterior em geral, incluindo os regimes aduaneiros especiais (drawback, Repetro e outros), Incoterms, Governança Corporativa, Gerenciamento de Projetos na área de comércio e Logística Internacional. A atuação nestes campos estende-se à área corporativa sob a forma de treinamento, inclusive "in company". Conteudista na Universidade Estácio de Sá e no Instituto Brasileiro de Petróleo. Escritora e palestrante.

       
  Ricardo Armond  

Possui experiência profissional de mais de 30 anos desenvolvida na área de Seguros, em empresas multinacionais e nacionais de grande porte. Atuação nos ramos de seguros de Transportes Nacionais, Internacionais, Responsabilidade Civil de Transportadores, Cascos Marítimos e Aeronáuticos. Expertise em desenvolvimento e aprimoramento de produtos e serviços, a partir das necessidades de mercado, bem como das áreas técnicas e comerciais. Desenvolvimento de procedimentos operacionais, visando a racionalização de tarefas, redução de custos, e maior eficiência dos processos e participação na elaboração de sistemas, objetivando maior eficiência e melhoria da produtividade e qualidade do atendimento ao cliente. Habilidade para negociações e renegociações de preços e condições contratuais e em atendimento a Corretores de seguros e Segurados. Vivência em elaboração e análise de relatórios gerenciais e participação no planejamento estratégico da área. Gerenciamento de toda a atividade de underwriting (subscrição de riscos), com elaboração de políticas de aceitação, processos operacionais e de emissão, incluindo negociações de resseguro e/ou co-seguro. É professor na Escola Nacional de Seguros (Funenseg) e na Funcex.

       
  Romulo Del Carpio  

30 anos de experiência em treinamento empresarial. Assessor e Consultor em comércio exterior, Diretor da Del Carpio Comércio Exterior. Autor das seguintes obras: Carta de Crédito e UCP 500 Comentada – 4º ed. (Aduaneiras), Carta de Crédito e UCP 600 Comentada (Aduaneiras), Carta de Crédito e URR 525 Comentada (Aduaneiras), Carta de Crédito e URR 725 Comentada (Aduaneiras), Cobranças Documentárias e URR 322 Comentada (Aduaneiras), Cobranças Documentárias e URR 522 Comentada – 3º ed. (Aduaneiras), Como exportar para o Brasil (Funcex/Itamaraty), Cultura Exportadora (Funcex/Apex-Brasil), Exportador On-Line (publicado pelo SEBRAE – SC), Gestão Tributária no Comércio Exterior (FGV Editora, co-autor), Manual de Negócios Internacionais (Saraiva), Manual do Exportador (Firjan/MDIC), Passo a Passo na importação (Funcex/SEBRAE). Instrutor de comércio exterior da Funcex, Aduaneiras, CNI, Firjan. Prof. do Curso de Comércio Exterior da Universidade Estácio de Sá. Prof. do Curso de MBA Comércio Exterior da Fundação Getúlio Vargas – RJ. Prof. do Curso de MBA de Economia Internacional da USP/FIPE. Prof. do Curso de MBA em Comércio Internacional da UNISINOS – RS. Representante no Brasil de empresas exportadoras peruanas e chilenas.

       
  Shirley Atsumi  

Atuou por mais de 30 anos na área de controle cambial de exportação, importação, remessas financeiras e capitais estrangeiros do Banco Central do Brasil. Faz parte do Conselho Técnico da AEB – Associação de Comércio Exterior do Brasil. Professora convidada da FGV - Fundação Getúlio Vargas, no curso de MBA em Negócios Internacionais e Comércio Exterior. Professora do curso de pós-graduação em Comércio Exterior da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora da Funcex e Aduaneiras.Organizadora do livro Gestão de operações de câmbio, Ed. FGV/RJ, 1ª Edição, 2013 e Co-autora do livro Fundamentos de exportação e importação no Brasil, Ed. FGV/RJ, 1ª Edição, 2012.

 
       
   
Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior - FUNCEX
Rua Sete de Setembro | 99 | 23º andar | Centro | Rio de Janeiro | RJ | Cep:20.050-005
All Rights Reserved © 2010 - FUNCEX - Política de Privacidade
Telefones: +55(21) 2509-7000 | 2509-2662 | 3529-7002 | 3529-7004
Fax: +55(21) 2221-1656
CNPJ: 42.580.266/0001-09