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Editorial
Um caminho sem volta
E ainda bem que é assim!
Há pouco mais de um ano, a Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex) desembarcou em Por-
tugal, um país irmão do Brasil que oferece, além da sua história, gastronomia, cultura e tradições, uma panóplia de
possibilidades comerciais e de investimento.
Caminhando a passos largos para celebrar, em 2026, meio século de existência, a Funcex decidiu iniciar o seu pro-
cesso de internacionalização, começando por Portugal, como base específica para chegar à Europa. E por que esse
movimento é necessário?
Segundo dados da Delegação da União Europeia (UE) no Brasil, que remetem a 2021, esse bloco econômico no
velho continente é o segundo principal parceiro comercial do Brasil, sendo responsável por 15% do seu comércio
o
total, e o Brasil é o 12 maior parceiro comercial da UE, com 1,5% do comércio total.
Essas mesmas informações confirmam que o Brasil é o segundo maior exportador de produtos agrícolas para a UE
(2020). A UE é o maior investidor estrangeiro no Brasil, com investimentos em diferentes setores da economia
brasileira. Em 2019, o estoque de investimento direto da UE no Brasil chegou a €319 bilhões, ou seja, as relações
comerciais entre a UE e o Brasil estão ativas, pujantes e recomendam-se!
Como a Funcex tem mantido uma exemplar conduta na conexão entre empresários e oportunidades no Brasil, con-
siderou que Portugal, em virtude falarem a mesma língua e sendo uma possibilidade de “estender o braço à Europa”,
seria um destino natural, visando alcançar novos parceiros, criar sinergias e promover negócios.
Por essa razão, a Funcex Europa nasceu. Conta hoje com quatro diretores em solo português que têm a missão de
desenvolver o universo de ações da nossa Fundação na Europa e nos países de língua oficial portuguesa. Temos repre-
sentantes em Lisboa, em Braga e um escritório recém-inaugurado em Cascais, com o apoio da Câmara Municipal,
que vê em nossas interações um potencial de crescimento e desenvolvimento de negócios e do próprio território.
Valorizando ainda mais toda esta iniciativa, temos inovado e estamos criando novas formas de aproximar a Funcex
do seu público-alvo. Acompanhei de perto a vasta agenda do nosso presidente Antônio Carlos da Silveira Pinheiro,
em Portugal, as conversações e reuniões com empresários, entidades e autoridades. Estamos desenvolvendo proje-
tos, apostamos na comunicação e estamos desenhando ações futuras que irão, certamente, e de forma estratégica,
canalizar as atenções e os esforços de investimento para a nossa Fundação.
No primeiro trimestre de 2023, somamos conquistas importantes. Tomamos posse na vice-presidência da Confe-
deração Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP), ratificamos a nossa parceria
com a Sociedade para o Financiamento do Desenvolvimento (Sofid), instituição financeira de desenvolvimento
portuguesa, onde estivemos reunidos com o seu presidente o professor António Rebelo de Sousa; desenvolvemos
a Missão Empresarial Brasil-Portugal, da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas
de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon) do Brasil, em Braga; fomos coorganizadores do
primeiro Seminário Luso-Brasileiro de Radiodifusão, em Lisboa, com a Associação Brasileira de Emissoras de Rá-
dio e Televisão (Abert), que contou com a presença de diversos empresários e autoridades dos dois países, como o
embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro. Realizamos a “Bênção dos Surfistas” junto com o padre
Omar Raposo, reitor do Santuário do Cristo Redentor, em Peniche, durante a terceira etapa do circuito mundial de
surf e assim pudemos fortalecer as relações institucionais e comerciais com essa cidade.
2 Nº 154 - Janeiro, Fevereiro e Março de 2023