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      Capacitação em comércio exterior
     

Cursos de Comércio Exterior, Exportação, Importação, Despacho Aduaneiro | Programação de 2012

 

Parceria Funcex - Firjan
 

Atuar no comércio internacional exige profissionalismo, e todos os que desejam ingressar neste atrativo e concorrido mercado têm de se preparar. O primeiro passo é a capacitação: adquirir conhecimento sobre o ambiente de negócios, os players, as regras, o funcionamento das operações e dos sistemas vigentes.

A FIRJAN e a Funcex se unem em parceria para oferecer o suporte necessário para que seus associados, e todos os profissionais e empresários que desejam atuar no comércio exterior adquiram os conhecimentos necessários que auxiliem a tomada de decisões seguras e estratégicas com base em sólido conhecimento técnico, visando o sucesso de seus negócios internacionais.

Conheça a programação de 2018.

Data Curso Docente Horário Local
03/04/18 DU-e (Declaração Única de Exportação) na prática [ Esgotado ] Gabriel Segalis 9h. as 16h. Firjan
18/04/18 Avaliando a capacidade exportadora, selecionando o mercado,
avaliando as formas de ingressar no mercado-alvo, adequando o produto
Marcos Assis 9h. as 18h. Funcex
19/05/18 Marketing Internacional Gabriel Segalis 9h. as 18h. Funcex
22/05/18 DU-e (Declaração Única de Exportação) na prática Gabriel Segalis 9h. as 16h. Firjan
13/06/18

Classificação Fiscal de Mercadorias e Incoterms – Termos Internacionais de Comércio

Marcos Assis 9h. as 18h. Funcex
18/07/18 Procedimentos e Rotinas na Exportação Romulo Del Carpio 9h. as 18h. Funcex
19/07/18 DU-e (Declaração Única de Exportação) na prática Gabriel Segalis 9h. as 16h. Firjan
15/08/18 Procedimentos e Rotinas na Importação Romulo Del Carpio 9h. as 18h. Funcex
12/09/18 Pagamentos Internacionais e Câmbio na Exportação e Importação Shirley Atsumi 9h. as 18h. Funcex
17/10/18 Transporte Internacional de Cargas Maria da Luz 9h. as 18h. Funcex
06/11/18 DU-e (Declaração Única de Exportação) na prática Gabriel Segalis 9h. as 16h. Firjan
28/11/18 Seguro de Transporte Internacional de Cargas Ricardo Armond 9h. as 18h. Funcex
04/12/18 Gestão tributária em regimes aduaneiros especiais Gabriel Segalis 9h. as 18h Funcex
 
INFORMAÇÕES GERAIS

  Incluso: Material didático, certificado e coffee-break

Locais de realização:

  • Funcex: Rua Sete de Setembro, 99, 23º andar, Centro, Rio de Janeiro, RJ .
  • Firjan: Rua Mariz e Barros, 678, Sala 10, Bloco 1, 2º andar, Tijuca, Rio de Janeiro, RJ.
 
INVESTIMENTO, CONDIÇÕES DE PAGAMENTO E INSCRIÇÃO

 

 
Investimento
Condições de pagamento
Como efetuar a inscrição e o pagamento?
Associados ao Sindicato e os mantenedores da Funcex R$ 250,00

À vista ou faturado para 15 dias, podendo o pagamento ser realizado:

  • a vista via depósito, transferência ou boleto.
  • parcelado em até duas vezes sem juros no cartão de crédito.

Através de transferência bancária ou boleto bancário emitido pela Funcex.

O interessado deve fazer o download da ficha de inscrição, preencher e enviar em word para cursosfuncex@funcex.org.br.

Assim que a Funcex receber a ficha, emitirá o boleto e enviará por e-mail.

Caso opte por fazer o pagamento via transferência bancária, é necessário enviar a ficha de inscrição e o comprovante para o e-mail: cursosfuncex@funcex.org.br.

Dados bancários para depósito ou transferência:

  • Banco Bradesco
  • Agência 0473-1
  • Conta-corrente: 103.965-2
  • Favorecido: Funcex
  • CNPJ: 42.580.266/0001-09

Pagamento via cartão de crédito:

Caso opte por fazer o pagamento com cartão de crédito, é necessário comparecer até a Funcex: Rua Sete de Setembro, 99, 23º andar, Centro, RJ.

 

Associados ao CIRJ R$ 270,00
Não associados R$ 300,00
  • À vista: depósito, boleto, débito
  • Parcelado: cartão de crédito em até 2 vezes

Para reservar sua uma vaga, o interessado deve fazer o download da ficha de inscrição, preencher e enviar em word para cursosfuncex@funcex.org.br.

O boleto pode ser gerado diretamente em nosso site, assim como o pagamento via cartão de crédito pode ser realizado diretamente em nosso site.

 

 
BANDEIRAS ACEITAS
Visa Mastercard Maestro Dinners American Express Ourocard RedeShop Discover Elo JCB Aura
 
EMENTAS DOS CURSOS (download em pdf)
 

DU-e (Declaração Única de Exportação) na Prática

 
Objetivo

Explicar detalhadamente o funcionamento e a operacionalização da Du-e. Curso realizado em laboratório com apoio de simulador. O sistema ficará disponível para o participante por 30 dias.

 
Ementa
  1. Como funciona o processo de operacionalização da exportação;
  2. Como funciona o Portal Siscomex;
  3. Como funciona o novo processo de exportação no Portal Siscomex;
  4. Elaboração, Lançamento e Retificação da Declaração Única de Exportação (DU-e):
    • Criação e envio de arquivos XML;
    • Códigos de Recinto e URF;
    • Notas fiscais “mãe” e “filha”;
  5. Despacho processado por meio da DU-e.
 
Docente
Gabriel Segalis
 

Avaliando a Capacidade Exportadora, Selecionando o Mercado, Avaliando as Formas de Ingressar no Mercado-Alvo, Adequando o Produto

 
Objetivo

Promover conscientização e formação necessárias para que a empresa se prepare para exportar com segurança e amplie as chances de sucesso.

 
Ementa

 

1. Avaliando a capacidade exportadora

  • Equipe: Motivação para exportar; Cultura exportadora: como engajar todos os colaboradores neste novo processo; Conscientizar os colaboradores sobre as exigências do mercado externo; Integração: pesquisa, marketing, comercial, compras, produção, logística, administrativo de exportação, financeiro, expedição; Responsabilidades. Pontos fortes, pontos fracos, o que melhorar.
  • Empresa: Possui recursos humanos e financeiros para gerenciar a exportação; Os benefícios ofertados ao mercado interno poderão ser ofertados ao mercado externo?  Quanto será necessário investir: existe verba disponível?; Pontos fortes, pontos fracos, o que melhorar.
  • Produto: Seleção do produto menos vulnerável e com melhor qualidade, competitividade para ser exportado; Fatores de competitividade (tecnologia, marca); A empresa está disposta a efetuar mudanças nos produtos? Sua capacidade de produção é suficientemente elástica para suprir tanto o mercado externo quanto o mercado interno?; Pontos fortes, pontos fracos, o que melhorar.
  • Terceirizados e fornecedores: preparados para assegurar continuidade na qualidade, entrega e custos. Tem sinergia/parcerias para reduzir custos? Como selecionar bons fornecedores (despacho aduaneiro, logístico nacional e internacional, transporte nacional e internacional); Pontos fortes, pontos fracos, o que melhorar.

2. Selecionando o mercado

  • Mercado: Pesquisa e seleção; Proximidade geográfica; Coleta e avaliação de informações; Situação econômica, segurança, órgãos que regulamentam o comércio exterior; Risco-País; Risco cambial; Risco de falta de pagamento; Risco técnico; Risco Jurídico; Risco de incremento dos custos de investimento; Definindo mercados mais competitivos; Tempo de resposta dos futuros compradores; Conhecendo a legislação e as exigências do mercado-alvo; Certificações; Acordos vigentes; Normas Técnicas, Sanitárias e Fitossanitárias; Barreiras comerciais; Práticas comerciais; Aspectos culturais: Idioma, Idade, Gênero, Religião, Superstições, Formas de cumprimentar, Conceito de higiene, Alimentação, Linguagem corporal, Tom de voz, Presentes, Significado: dos números, das cores, da família; Folclore; Vestuário; Conceito de tempo.
  • Concorrência: Como ela trabalha e qual é sua postura perante o mercado; Conheça os principais projetos similares no mercado escolhido e os principais operadores no mesmo setor.

3. Avaliando as formas de ingressar no mercado-alvo

  • Exportação direta: broker, agente de vendas
  • Exportação indireta: trading companies e comerciais exportadoras; consórcio de exportação
  • Zonas Francas
  • Joint-ventures
  • Canais de distribuição: busca de parceiros; Infraestrutura e instalações adequadas no mercado-alvo

4. Adequando o produto para o mercado internacional

  • Características e requisitos da demanda potencial
  • Conformidade do produto ou serviço em relação a regulamentações governamentais no exterior
  • Barreiras comerciais
  • Características das ofertas dos concorrentes
 
Docente
Marcos Assis
 

Marketing Internacional

 
Objetivo

Ensinar sobre a importância do marketing internacional no processo de internacionalização da empresa e na conquista de mercados, com vistas a facilitar o planejamento das ações de promoção visando o sucesso das vendas no exterior.

 
Ementa

 

  1. Introdução ao marketing internacional:
    • Conceito;
    • Elementos fundamentais;
    • Marketing global;
    • Marketing para o mercado doméstico e para o mercado externo;
    • Ambiente de marketing;
    • Fatores de influência;
  2. Internacionalização da empresa:
    • Razões para a internacionalização;
    • Avaliação da capacidade exportadora;
    • O valor do planejamento;
  3. Decisões de produto:
    • Conceito;
    • Fatores de competitividade;
    • Qualidade;
    • Design;
    • Embalagem;
    • Preço;
    • Marca e sua importância;
    • Difusão de inovações;
  4. Mercado:
    • Conceito;
    • Segmentação de mercado;
    • Critérios de seleção;
    • Atenção às diferenças culturais;
    • Pesquisa: documental e de campo;
    • Posicionamento no mercado;
  5. Importância da informação:
    • Tipos e Fontes de informação;
    • Inteligência comercial;
  6. Preço:
    • Estratégias de preço; Como negociar o preço;
    • Instrumentos para a competitividade do preço ligados a qualidade do produto, ao marketing, a negociação, produção e distribuição;
  7. Planejando a promoção do produto no exterior:
    • Marca: marca-país; marca-região; marca-produto; Quanto vale uma marca; Gestão da marca; Vantagens do registro; Patente; Reputação;
    • Principais instrumentos de promoção: Catálogos; Rotulagem; Embalagem; Lista de preços; Correspondência impressa; Publicidade; Viagens de negócios; Missões empresariais; Internet; feiras nacionais e internacionais;
    • Feiras: Como selecionar a feira certa; Ser expositor ou visitante? Conhecendo o público presente; Preparação; Levantamento de custos; Ações de promoção: pré-evento; durante o evento; após o evento; Avaliação e mapeamento dos resultados;
    • Desenvolvendo a estratégia de marketing internacional: satisfaça as necessidades dos clientes; Influencie as decisões de compra; crie um atrativo único para os produtos que serão exportados; quebre a resistência dos clientes; monitore as reações do mercado.
 
Docente
Gabriel Segalis
 

Classificação Fiscal de Mercadorias e Incoterms – Termos Internacionais de Comércio

 
Objetivo

Ensinar sobre: i) as normas que regem a classificação fiscal de mercadorias no mercado internacional, importante para determinar os tributos envolvidos nas operações de importação e exportação e o tratamento administrativo requerido para o produto; ii) os termos internacionais de comércio que são utilizados para negociar as responsabilidades sobre transporte e seguro de mercadorias internacionais.

 
Ementa

1. Nomenclatura e Classificação Fiscal de Mercadorias:

  • Sistema Harmonizado de Designação e Codificação de Mercadorias – SH;
  • Nomenclatura do Mercosul e da Aladi;
  • Procedimento no Comércio Exterior Brasileiro;
  • Regras e normas da NCM/SH e NALADI;
  • Exercícios.

2. Condições de venda internacional – INCOTERMS:

  • Estudo das siglas da Câmara de Comércio Internacional;
  • Quais são as responsabilidades do exportador;
  • Termos Internacionais de Comércio – Incoterms: Resumo dos Termos – Versão 2010;
  • Outras Condições de Venda;
  • A escolha da Condição de Venda e o Contrato de Compra e Venda;
  • Exercícios.
 
Docente
Marcos Assis
 

Procedimentos e Rotinas na Importação

 
Objetivo

Fornecer informações necessárias à compra internacional, passando pela negociação, operacionalização, tributação e desembaraço da mercadoria em território nacional.

 
Ementa
  1. Conhecendo a legislação aduaneira que regulamenta a importação no Brasil;
  2. Entendendo o fluxo de procedimentos da importação;
  3. Métodos de importação brasileiro: por conta própria, por conta e ordem de terceiros, por encomenda – responsabilidades;
  4. Tratamento administrativo: Classificação das importações, Importações permitidas, Importações proibidas, Importações suspensas, Importações em consignação, Importações sem cobertura cambial, Importação de bens via Remessa postal ou Encomenda aérea internacional, inclusive para Remessa de Compras realizadas via Internet pelo Regime de Tributação Simplificada (RTS); Casos especiais; Verificação de preços;
  5. Conhecendo a legislação aduaneira que regulamenta a importação no Brasil;
  6. Entendendo o fluxo de procedimentos da importação;
  7. Métodos de importação brasileiro: por conta própria, por conta e ordem de terceiros, por encomenda – responsabilidades;
  8. Tratamento administrativo: Classificação das importações, Importações permitidas, Importações proibidas, Importações suspensas, Importações em consignação, Importações sem cobertura cambial, Importação de bens via Remessa postal ou Encomenda aérea internacional, inclusive para Remessa de Compras realizadas via Internet pelo Regime de Tributação Simplificada (RTS); Casos especiais; Verificação de preços;
  9. Acordos internacionais e benefícios tarifários: Quais acordos podem beneficiar o importador brasileiro?
  10. Impostos e taxas: Quais são incidentes (II, IPI, ICMS, PIS/PASEP, COFINS, AFRMM); Como calcular o valor aduaneiro e os impostos; Recolhimento dos impostos; Ex-tarifário; Regime de Tributação Simplificada; Taxas de Armazenagem e de Capatazias (portuárias e aeroportuárias);
  11. Siscomex: Quais documentos são lançados no Sistema (Pro Forma Invoice; Commercial Invoice, Conhecimento de embarque); Quem é responsável pelo lançamento e acompanhamento; Em qual momento os impostos são recolhidos? Emitindo: Licença de importação – LI, Declaração de Importação – DI, Comprovante de Importação – CI, Declaração de Valoração Aduaneira – DVA, Declaração Simplificada de Importação – DSI, Registro de Operações Financeiras – ROF; Cotas do Radar;
  12. Despacho aduaneiro: O que é; Quem pode realizar? Em que momento acontece? Modalidades de despacho (Normal, Antecipado, Simplificado); Entendendo o fluxo do despacho aduaneiro;
  13. Analisando documentos enviados pelo exportador estrangeiro: fatura, packing list, comprovante de exportação, certificado de origem;
  14. Documentos que devem ser emitidos pelo importador brasileiro: analisando as telas do Siscomex (licença de importação, declaração de importação); De onde estas informações foram retiradas? O que deve ser observado para evitar prejuízos e perdimento da mercadoria? Se isso ocorrer, como agir?
  15. Exercícios.
 
Docente
Romulo Del Carpio
 

Procedimentos e Rotinas na Exportação

 
Objetivo

Fornecer informações necessárias para a operacionalização da venda de produtos para o exterior, incluindo os instrumentos, as ações e as decisões administrativas relacionadas ao gerenciamento da atividade.

 
Ementa
  1. Conhecendo as normas administrativas de exportação;
  2. Preferências tarifárias (Mercosul, Aladi, SGP, SGPC): Como se beneficiar;
  3. Formação do preço: Como formar o preço de exportação considerando os Incoterms;
  4. Incentivos fiscais na exportação: Redução de IPI, ICMS, Cofins - PIS/Pasep; Como deduzir os impostos? Tratamento fiscal na exportação indireta; Quais produtos pagam imposto de exportação?
  5. Operações especiais: Exportação em consignação, Exportações com pagamento em moeda nacional, Exportação temporária.
  6. Despacho Aduaneiro de Exportação: O que é; Como fazer; Quais são as atividades do Exportador ou seu designado e do Despachante Aduaneiro; Siscomex: Acesso e habilitação, Registro de exportação (RE), DU-e;
  7. Passo-a-passo na exportação direta e indireta: Quais documentos são emitidos por quem (Fatura Pro Forma, Registro de Exportação – RE, Nota fiscal, Conhecimento de embarque, Romaneio ou Packing List, Certificado de origem, Carta de crédito, Certificado ou apólice de seguro, Contrato de câmbio, Commercial Invoice, Saque ou Cambial); Para quem devem ser enviados e em qual momento; Entendendo o fluxo da operação de exportação; Entendendo o Portal Siscomex e a DU-e;
  8. Finalizando: Acompanhando a operação até que a mercadoria seja entregue conforme o Incoterm negociado; Como receber o valor da exportação realizada;
  9. Você é o exportador: Exercícios.
 
Docente
Romulo Del Carpio
 

Pagamentos Internacionais e Câmbio na Exportação e Importação

 
Objetivo

Desenvolver os conhecimentos de técnicas de administração e de controle das operações de câmbio na exportação e importação, apontando o papel dos bancos e das empresas que atuam no comércio exterior.

 
Ementa
  1. Entendendo o mercado de câmbio: Taxa de câmbio (livre, paridade, cotação, spread); Mercado de câmbio (Compra, Venda, Arbitragem, Câmbio manual, Câmbio sacado);
  2. Definindo como o pagamento será realizado - Modalidades de pagamento: Pagamento antecipado (Cash in Advance), Remessa sem saque ou direta (Open Account), Cobrança (Collection), Carta de crédito. Sistema de pagamentos em moeda local – SML;
  3. Garantias bancárias, hedge;
  4. Como a transferência do valor pode ser realizada: Cheques, Travellers’s Checks, Cartões de crédito e de débito de uso internacional, Vale postal internacional, Ordens de pagamento via Swift;
  5. Antecipando recebimentos: ACC, ACE, Proger, NCE e CCE;
  6. Contratos de câmbio: Classificação das operações segundo sua natureza (Liquidação imediata, pronta e futura);
  7. Custos bancários;
  8. Fluxo de documentos utilizados nos pagamentos internacionais: responsabilidades do exportador /importador brasileiro; do comprador/vendedor estrangeiro e dos bancos;
  9. Como obter um financiamento na exportação e importação: linhas disponíveis; taxas cobradas; como contratar.
  10. Exercícios.
 
Docente
Shirley Atsumi
 

Transporte Internacional de Cargas

 
Objetivo

Ensinar sobre os aspectos que devem ser observados na contratação dos serviços de transporte internacional de cargas de modo que o contratante compreenda os processos envolvidos e as responsabilidades dos terceirizados.

 
Ementa
  1. Carga: Tipos de cargas; Como transformar sua mercadoria em carga; Tipos de embalagens; Riscos inerentes à carga, Consolidação de carga;
  2. Modais utilizados no comércio internacional: aquaviário, aéreo, terrestre (rodoviário/ferroviário) - principais características, vantagens e desvantagens; multimodalidade; quais são as alternativas para utilização do transporte intermodal: como combinar o uso de várias modalidades de transporte da forma mais eficiente;
  3. Como contratar: Modalidades de afretamentos; Quem são os Prestadores de serviços no mercado de transporte internacional de cargas e quais são os seus papéis (Despachantes Aduaneiros, Comissárias de Despachos, Freight, Forwarders, Transportadoras Rodoviárias e Ferroviárias Internacionais, Armazéns Gerais, Entrepostos Aduaneiros, Estações Aduaneiras de Interior, TRA’s, Empresas de Supervisão e Inspeções, Transportadores Multimodais, NVOCCs); Quais documentos devem ser emitidos pelo exportador/importador brasileiro e pelos contratados e subcontratados? Quem são os terceirizados e quarteirizados, e quais são suas responsabilidades? Reserva de praça, fechamento de praça e praça morta. Transporte obrigatório ou Prescrição de carga; Waiver ou liberação da carga.
  4. Como funciona o processo de negociação de preços e serviços: Quais serviços estão atrelados ao frete, embalagem e unitização? O que é Cabotagem, Capatazia, Demurrage ou sobrestadia, Despatch e Estiva? Como calcular espaço em contêiner? Quais taxas são incidentes nas contratações?
  5. Siscarga e Mantra: Quem opera os sistemas; Quais informações são lançadas e qual é a origem destas informações; Qual é o papel do exportador e como dele pode acompanhar este processo para que não seja penalizado com multas. O que é perdimento?
  6. Selecionando o local para envio/recebimento das mercadorias: Terminais de carga; Portos: Feederports, Feedervessels, Hub ports; Portos secos; Aeroportos; Quais são as alternativas para armazenagem e liberação aduaneira da carga importada e exportada em substituição ao porto?
  7. Brasil: como pesquisar e descobrir o status da estrutura, custos e processos portuários e aeroportuários?
  8. Cases de sucesso aeroportuário e portuário.
 
Docente
Maria da Luz
 

Seguro de Transporte Internacional de Cargas

 
Objetivo

Apresentar os conceitos básicos dos seguros transportes, como funciona a divisão da carteira de transportes, as condições gerais; as principais coberturas básicas, adicionais e especiais; funcionamento de cláusulas específicas; noções gerais sobre processo de sinistros.

 
Ementa

1. Aspectos Gerais dos Seguros de Transportes:

  • Divisão da carteira de seguros de transportes;
  • Contrato de seguro de transportes;
  • Interesse segurável;
  • Contratos de compra e venda e Incoterms;
  • Obrigatoriedade da contratação do seguro;
  • Instrumentos de um contrato de seguros de transportes;
  • Proposta de seguro de transportes;
  • Apólice de seguro de transportes;
  • Averbação, endosso, critério tarifário, fatura ou conta mensal;
  • Certificado de seguro transportes;
  • Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador de Carga (RCTR-C; RCF-DC; RCTA-C; RCA-C; RCTR-VI);

2. As Condições gerais dos Seguros de Transportes:

  • Âmbito geográfico e bens segurados;
  • Objeto do seguro;
  • Bens e/ou mercadorias não compreendidos no seguro;
  • Procedimentos para aceitação e renovação de apólices;
  • Prazo, Rescisão e cancelamento do seguro;
  • Obrigações do segurado;
  • Perda de direitos;

3. As principais coberturas básicas e adicionais;
4. Principais cláusulas específicas;
5. O processo de sinistros de transportes: conceito básico de sinistros; apuração de danos; tipos de vistoria; regulação; liquidação.

 
Docente
Ricardo Armond
 

Gestão Tributária e Regimes Aduaneiros Especiais

 
Objetivo

Capacitar o participante a gerir com eficiência as operações financeiras na exportação e importação; conhecer os regimes aduaneiros existentes que podem reduzir impostos no comércio exterior; e saibam avaliar se atendem aos pré-requisitos necessários para utilização dos regimes, bem como solicitar e efetivar os procedimentos para utilização dos mesmos.

 
Ementa

1. Gestão tributária:

  • Definição de tributo, imposto, taxa e contribuições;
  • Legislação aplicável (constituição federal, lei complementar, lei ordinária e regulamentos);
  • Princípios tributários: legalidade, irretroatividade;
  • Obrigação Tributária: principal e acessória;
  • Tributos incidentes;
  • Fatos geradores;
  • Competências;

2. Aspectos tributários na exportação:

  • Tributos na exportação: IPI, ICM, PIS/COFINS, IE;
  • Hipóteses de incidência;
  • Benefícios tributários na exportação: não incidência, imunidade, alíquota zero, isenção e suspensão;
  • Base de cálculo dos tributos e da desoneração tributária;
  • Recolhimento;
  • Simples nacional;

3. Aspectos tributários na importação:

  • Incidência, fato gerador, alíquotas (TEC), base de cálculo para: Imposto de Importação (II), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), PIS e Cofins nas importações de mercadorias e serviços, ICMS, Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM);
  • Outros tributos/despesas: taxa de utilização do Siscomex e ISS;
  • Operações internas após a importação: Impostos a recuperar, Noções sobre ICMS;

4.  Tributação em regimes especiais:

  • Conceitos introdutórios: território aduaneiro, recintos alfandegados e portos secos;
  • Drawback suspensão integrado, suspensão embarcação, isenção integrado e restituição;
  • Ex-tarifário;
  • Admissão temporária;
  • Exportação temporária;
  • Importação por conta e ordem x importação por encomenda;
  • Trânsito aduaneiro.
 
Docente
Gabriel Segalis
 
    Contatos: Crysthianne Ferreira
  Telefones: (21) 2509-7000, 2509-2662, 3529-7002, 3529-7004
    Email: cursosfuncex@funcex.org.br
    Skype: cursos.funcex
       
   
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