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      Capacitação em comércio exterior
     

Cursos de Comércio Exterior, Exportação, Importação, Despacho Aduaneiro | Programação de 2012

 

Parceria Funcex - Firjan
 

Atuar no comércio internacional exige profissionalismo, e todos os que desejam ingressar neste atrativo e concorrido mercado têm de se preparar. O primeiro passo é a capacitação: adquirir conhecimento sobre o ambiente de negócios, os players, as regras, o funcionamento das operações e dos sistemas vigentes.

A Firjan Internacional e a Funcex se unem em parceria para oferecer o suporte necessário para que seus associados, e todos os profissionais e empresários que desejam atuar no comércio exterior, adquiram os conhecimentos necessários que auxiliem a tomada de decisões estratégicas com base em sólido conhecimento técnico, visando o sucesso de seus negócios internacionais.

O programa que será realizado em 2017 foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar (recursos humanos, área internacional, economia e diretoria de pesquisa), que elaborou o conteúdo programático, selecionou os instrutores e trabalhou na preparação de uma nova didática que valorizará a formação teórica, com estímulo ao desenvolvimento de potencial crítico e observador, bem como por meio da prática, para que os profissionais que participarem destes treinamentos estejam habilitados a desempenhar suas funções nos assuntos que são objeto de cada treinamento.

 

 
CRONOGRAMA

 

Data Tema Ministrado por Duração
24/04/2017 1º Importando: procedimentos e rotinas, passo a passo e análise documental Marcelo Pereira 8 horas
25/05/2017 2º Planejando a exportação: avaliando a capacidade exportadora, selecionando o mercado, avaliando as formas de ingressar no mercado-alvo, adequando o produto Gabriel Segalis 8 horas
21/06/2017 3º Planejando a exportação: conhecendo a estrutura do comércio exterior, planejando a promoção do produto no exterior, classificando o produto, conhecendo as condições de venda internacional, engenharia de preços Marcos Assis 8 horas
19/07/2017 4º Operacionalizando a exportação: passo a passo e análise documental Marcos Assis 8 horas
13/09/2017 5º Gestão tributária e regimes aduaneiros especiais Gabriel Segalis 8 horas
18/10/2017 6º Sistemas utilizados no comércio exterior: Siscomex, Siscarga e Mercante Paulo Werneck 8 horas
08/11/2017 7º Transportando e distribuindo a mercadoria: transporte, seguro e logística internacionais Marilza Gama e Ricardo Armond 8 horas
05/12/2017 8º Operacionalizando a exportação: câmbio e pagamentos internacionais Shirley Atsumi 8 horas

 

 
INFORMAÇÕES GERAIS

 

        Incluso: Material didático, certificado e coffee-break

       Horário: de 09:00h. às 18:00h.

        Local de realização: Rua Sete de Setembro, 99, 23º andar, Centro, RJ

 

 
INVESTIMENTO E CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

 

 
Valor
Modo de pagamento
1 Associados ao Sindicato e os mantenedores da Funcex
  • R$ 250,00
  • À vista ou faturado para 15 dias,
    com pagamento via depósito ou boleto
1 Associados ao CIRJ
  • R$ 270,00
  • À vista ou faturado para 15 dias
    com pagamento via depósito ou boleto
1 Não associados
  • R$ 300,00
  • À vista: depósito, boleto, débito
  • Parcelado: cartão de crédito em até 4 vezes

 

 
FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto bancário a vista para não associados: retirado aqui no site.

Depósito/Transferência: Banco Bradesco, Agencia 0473-1, Conta-corrente: 103-965-2, Favorecido: FUNCEX, CNPJ: 42.580.266/0001-09.

Cartão de débito ou crédito, conforme bandeiras abaixo, e a transação pode ser efetuada aqui no site.

 
Visa Mastercard Maestro Dinners American Express Ourocard RedeShop Discover Elo JCB Aura
 
 
INSCRIÇÕES E RESERVAS

Para realizar uma inscrição você deve preencher o formulário disponível ao lado esquerdo desta página, efetuar o pagamento e nos encaminhar o comprovante para o e-mail cursosfuncex@funcex.org.br.

Se deseja fazer uma reserva, faça o download da Ficha de Inscrição, preencha e envie para o e-mail cursosfuncex@funcex.org.br, e aguarde nossas instruções.

 

 
PROGRAMAS DOS MÓDULOS (download em pdf)
 

1º. Procedimentos e rotinas na importação, com análise documental

 
Porque fazer?

Este programa tem por objetivo fornecer informações necessárias à compra internacional, passando pelo planejamento, negociação, operacionalização, tributação e desembaraço da mercadoria em território nacional. Foi preparado para todos os empresários e profissionais que desejam adquirir produtos ou serviços do exterior, trazendo-os para o Brasil, e precisam conhecer os trâmites e as regras que regem a operacionalização deste procedimento.

 
Programa
  1. Planejamento estratégico
  2. Contatos iniciais
  3. Habilitação no Siscomex (Radar)
  4. Tipos de importações: por conta própria, por encomenda, por conta e ordem de terceiros
  5. Classificação fiscal de mercadorias
  6. Tratamento administrativo: importações dispensadas de licenciamento, importações sujeitas a licenciamento automático, importações sujeitas a licenciamento não automático, importações de material usado, "ex" tarifário
  7. Despacho aduaneiro: declaração de importação, verificação de mercadoria pelo importador, pagamento dos tributos, registro da declaração, registro antecipado da D.I., documentos de instrução da D.I., seleção para conferência aduaneira, conferência aduaneira, exame documental, agendamento da verificação da mercadoria, posicionamento da mercadoria para verificação, verificação da mercadoria, formalização de exigências e retificação da D.I., desembaraço aduaneiro, comprovante de importação, revisão aduaneira
  8. Principais aspectos tributários: Imposto de Importação – I.I., Imposto sobre Produtos Industrializados – I.P.I., Pis/Pasep-Importação e Cofins-Importação, Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS/RJ
  9. Taxas Marítimas: Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante – AFRMM, Armazenagem, Capatazia, Demurrage, Handling, Desconsolidação, Taxa Registro no Siscarga, Liberação de Bl
  10. Taxas aéreas: armazenagem, collect fee, delivery fee,  desconsolidação
  11. Análise de um processo documental completo de importação
 
Docente
Marcelo Pereira
 

2º. Planejando a exportação: avaliando a capacidade exportadora, selecionando o mercado, avaliando as formas de ingressar no mercado-alvo, adequando o produto

 
Porque fazer?

Os módulos Planejando a exportação têm por objetivo promover conscientização e formação necessárias para que a empresa se prepare para exportar com segurança e amplie as chances de sucesso. Estão voltados para todos os que percebem que o mercado internacional oferece boas oportunidades, planejam exportar, mas ainda não possuem os conhecimentos necessários.

 
Programa

 

1. Avaliando a capacidade exportadora

  • Equipe: Motivação para exportar; Cultura exportadora: como engajar todos os colaboradores neste novo processo; Conscientizar os colaboradores sobre as exigências do mercado externo; Integração: pesquisa, marketing, comercial, compras, produção, logística, administrativo de exportação, financeiro, expedição; Responsabilidades. Pontos fortes, pontos fracos, o que melhorar.
  • Empresa: Possui recursos humanos e financeiros para gerenciar a exportação; Os benefícios ofertados ao mercado interno poderão ser ofertados ao mercado externo?  Quanto será necessário investir: existe verba disponível?; Pontos fortes, pontos fracos, o que melhorar.
  • Produto: Seleção do produto menos vulnerável e com melhor qualidade, competitividade para ser exportado; Fatores de competitividade (tecnologia, marca); A empresa está disposta a efetuar mudanças nos produtos? Sua capacidade de produção é suficientemente elástica para suprir tanto o mercado externo quanto o mercado interno?; Pontos fortes, pontos fracos, o que melhorar.
  • Terceirizados e fornecedores: preparados para assegurar continuidade na qualidade, entrega e custos. Tem sinergia/parcerias para reduzir custos? Como selecionar bons fornecedores (despacho aduaneiro, logístico nacional e internacional, transporte nacional e internacional); Pontos fortes, pontos fracos, o que melhorar.

2. Selecionando o mercado

  • Mercado: Pesquisa e seleção; Proximidade geográfica; Coleta e avaliação de informações; Situação econômica, segurança, órgãos que regulamentam o comércio exterior; Risco-País; Risco cambial; Risco de falta de pagamento; Risco técnico; Risco Jurídico; Risco de incremento dos custos de investimento; Definindo mercados mais competitivos; Tempo de resposta dos futuros compradores; Conhecendo a legislação e as exigências do mercado-alvo; Certificações; Acordos vigentes; Normas Técnicas, Sanitárias e Fitossanitárias; Barreiras comerciais; Práticas comerciais; Aspectos culturais: Idioma, Idade, Gênero, Religião, Superstições, Formas de cumprimentar, Conceito de higiene, Alimentação, Linguagem corporal, Tom de voz, Presentes, Significado: dos números, das cores, da família; Folclore; Vestuário; Conceito de tempo.
  • Concorrência: Como ela trabalha e qual é sua postura perante o mercado; Conheça os principais projetos similares no mercado escolhido e os principais operadores no mesmo setor.

3. Avaliando as formas de ingressar no mercado-alvo

  • Exportação direta: broker, agente de vendas
  • Exportação indireta: trading companies e comerciais exportadoras; consórcio de exportação
  • Zonas Francas
  • Joint-ventures
  • Canais de distribuição: busca de parceiros; Infraestrutura e instalações adequadas no mercado-alvo

4. Adequando o produto para o mercado internacional

  • Características e requisitos da demanda potencial
  • Conformidade do produto ou serviço em relação a regulamentações governamentais no exterior
  • Barreiras comerciais
  • Características das ofertas dos concorrentes
 
Docente
Gabriel Segalis
 

3º. Planejando a exportação: conhecendo a estrutura do comércio exterior, planejando a promoção do produto no exterior, definindo a classificação fiscal do produto, conhecendo as condições de venda internacional, engenharia de preços

 
Porque fazer?

Os módulos Planejando a exportação têm por objetivo promover conscientização e formação necessárias para que a empresa se prepare para exportar com segurança e amplie as chances de sucesso. Estão voltados para todos os que percebem que o mercado internacional oferece boas oportunidades, planejam exportar, mas ainda não possuem os conhecimentos necessários.

 
Programa

 

1. Conhecendo a estrutura do comércio exterior

  • Entidades brasileiras de apoio ao exportador nas áreas de promoção, legislação, aduaneira e financeira
  • Entidades e estruturas de suporte ao exportador com sede no exterior; Programas e portais

2. Planejando a promoção do produto no exterior

  • Marca: marca-país; marca-região; marca-produto; Quanto vale uma marca; Gestão da marca; Vantagens do registro; Patente; Reputação
  • Principais instrumentos de promoção: Catálogos; Rotulagem; Embalagem; Lista de preços; Correspondência impressa; Publicidade; Viagens de negócios; Missões empresariais; Internet; feiras nacionais e internacionais
  • Feiras: Como selecionar a feira certa; Ser expositor ou visitante? Conhecendo o publico presente; Preparação; Levantamento de custos; Ações de promoção: pré-evento; durante o evento; após o evento; Avaliação e mapeamento dos resultados
  • Desenvolvendo a estratégia de marketing internacional: satisfaça as necessidades dos clientes; Influencie as decisões de compra; crie um atrativo único para os produtos que serão exportados; quebre a resistência dos clientes; monitore as reações do mercado

3. Definindo a classificação fiscal do produto

  • Nomenclatura e Classificação de Mercadorias
  • Sistema Harmonizado de Designação e Codificação de Mercadorias – SH
  • Nomenclatura do Mercosul
  • Nomenclatura da Aladi
  • Procedimento no Comércio Exterior Brasileiro
  • Regras e normas da NCM/SH e NALADI

4. Conhecendo as condições de venda internacional

  • Termos Internacionais de Comércio – Incoterms: Resumo dos Termos – Versão 2010; Outras Condições de Venda; A escolha da Condição de Venda
  • Contratos de venda
  • Contratos de pagamento
  • Condições gerais de venda
  • Contrato do agente de vendas

5. Engenharia de preços

  • Formação do preço e Tributação
  • Acordos comerciais internacionais que reduzem tributos - Preferências tarifárias: Aladi, Mercosul, SGP, SGPC entre países em desenvolvimento; ACE, entre outros
  • Instrumentos para a competitividade do preço ligados a qualidade do produto, ao marketing, a negociação, produção e distribuição
 
Docente
Marcos Assis
 

4º. Operacionalizando a exportação: passo a passo e análise documental

 
Porque fazer?

Os módulos Operacionalizando a Exportação têm por objetivo fornecer informações necessárias para a operacionalização da venda de produtos para o exterior, incluindo os instrumentos, as ações e as decisões administrativas relacionadas ao gerenciamento da atividade, incluindo as financeiras.

Estão voltadas para os empresários e profissionais que serão responsáveis pelos trâmites e regras que regem a operacionalização dos procedimentos ligados à exportação, aos pagamentos e recebimentos internacionais.
 
Programa
  1. Normas administrativas de exportação
  2. Preferências tarifárias: Aladi - Associação Latino-americana de Integração, Mercosul - Mercado Comum do Sul, SGP - Sistema Geral de Preferências, SGPC - Sistema Global de Preferências Comerciais entre países em desenvolvimento
  3. Formação do preço
  4. Novoex/Siscomex: acesso, credenciamento e habilitação
  5. Despacho aduaneiro de exportação: despachos de exportação realizados sem registro no sistema, despacho simplificado, envio de amostras, despachante aduaneiro
  6. Principais documentos: fatura pro forma, registro de exportação – RE, nota fiscal, conhecimento de embarque, romaneio ou packing list, certificado de origem, carta de crédito, certificado ou apólice de seguro, contrato de câmbio, fatura comercial (commercial invoice), saque ou cambial
  7. Rotina operacional
  8. Operações especiais: exportação em consignação, exportações com pagamento em moeda nacional, Exporta Fácil – Correios
  9. Tratamento tributário: IPI, ICMS, COFINS, PIS/PASEP, Imposto de Exportação, Imposto de Renda
  10. Análise de um processo documental completo de exportação
 
Docente
Marcos Assis
 
 

5º. Gestão tributária e regimes aduaneiros especiais

 
Porque fazer?

O módulo sobre Gestão tributária e regimes aduaneiros especiais tem por objetivo capacitar o participante a gerir com eficiência as operações financeiras na exportação e importação; conhecer os regimes aduaneiros existentes que podem reduzir impostos no comércio exterior; e saibam avaliar se atendem aos pré-requisitos necessários para utilização dos regimes, bem como solicitar e efetivar os procedimentos para utilização dos mesmos.

 
Programa

 

1. Gestão tributária

  • Definição de tributo, imposto, taxa e contribuições
  • Legislação aplicável (constituição federal, lei complementar, lei ordinária e regulamentos)
  • Princípios tributários: legalidade, irretroatividade
  • Obrigação Tributária: principal e acessória
  • Tributos incidentes
  • Fatos geradores
  • Competências

2. Aspectos tributários na exportação

  • Tributos na exportação: IPI, ICM, PIS/COFINS, IE
  • Hipóteses de incidência
  • Benefícios tributários na exportação: não incidência, imunidade, alíquota zero, isenção e suspensão
  • Base de cálculo dos tributos e da desoneração tributária
  • Recolhimento
  • Simples nacional

3. Aspectos tributários na importação

  • Incidência, fato gerador, alíquotas (TEC), base de cálculo para: Imposto de Importação (II), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), PIS e Cofins nas importações de mercadorias e serviços, ICMS, Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM)
  • Outros tributos/despesas: taxa de utilização do Siscomex e ISS
  • Operações internas após a importação: Impostos a recuperar, Noções sobre ICMS

4.  Tributação em regimes especiais

  • Conceitos introdutórios: território aduaneiro, recintos alfandegados e portos secos
  • Drawback suspensão integrado, suspensão embarcação, isenção integrado e restituição
  • Ex-tarifário
  • Admissão temporária
  • Exportação temporária
  • Importação por conta e ordem x importação por encomenda
  • Trânsito aduaneiro
 
Docente
Gabriel Segalis
 

6º. Sistemas utilizados no comércio exterior: Siscomex, Siscarga e Mercante

 
Porque fazer?

O módulo sobre Sistemas utilizados no comércio exterior tem por objetivo nivelar o conhecimento sobre as rotinas operacionais na exportação e importação, para posteriormente aprofundar a compreensão da inter-relação dos dados que são lançados nos Sistemas Siscomex, Siscarga e Mercante, habilitando os participantes a compreender: as funcionalidades, o significado dos dados lançados e as responsabilidades dos agentes envolvidos nas operações.

Este treinamento é voltado para os que já possuem alguma experiência com as rotinas operacionais, e desejam suprir gaps de conhecimento nos temas que são alvo deste treinamento, ligados especificamente às áreas de compras, financeiras e procedimentais.
 
Programa

1. Procedimentos e rotinas na importação

  • Mercante e Siscarga
  • Siscomex: LI, DI, CI, DVA, DSI, ROF
  • Despacho aduaneiro
  • Modalidades de despacho: Normal, Antecipado, Simplificado

2. Procedimentos e rotinas na exportação

  • Operações especiais: com e sem exigência de preenchimento de RE no Novoex
  • Siscomex: RE, DE, DSE
  • Despacho aduaneiro de exportação

3. Fiscalização

  • Identificação da mercadoria: classificação fiscal
  • Valoração da mercadoria: preço, frete, seguros
  • Análise de risco: dados sobre exportador, transportador, mercadoria, etc.
  • Informatização

4. Sistemas

  • Mercante: objetivos, informações e telas
  • Siscarga: objetivos, informações e telas - articulação com o Mercante
  • Siscomex: objetivos, informações e telas - articulação com Mercante e Siscarga
 
Docente
Paulo Werneck
 

7º Transportando e distribuindo a mercadoria: transporte, seguro e logística internacionais

 
Porque fazer?

O módulo “Transportando e distribuindo a mercadoria” tem por objetivo informar o participante sobre as vantagens e desvantagens das modalidades de transporte internacional; orientá-lo na seleção da mais adequada ao transporte da carga considerando as características do produto, trajeto e destino, incluindo os conhecimentos básicos necessários para o planejamento da distribuição do produto e gerenciamento das empresas contratadas para este fim. Outro aspecto importante que é tratado neste módulo é o seguro do transporte internacional, que explica o funcionamento das regras, cláusulas e tramitações adequadas que garantam a cobertura ideal para o produto.

É um curso voltado para empresários e profissionais que atuam ou desejam ingressar na área de transporte, seguros e logística internacionais, ou lidam com profissionais desta área e precisam ter uma visão ampla destes procedimentos.
 
Programa

 

1. Transporte internacional

  • Conceitos fundamentais
  • Carga: transformação da mercadoria em carga; preparação da carga; unitização e seus equipamentos; o contêiner; consolidação de carga; análise da carga a ser transportada; riscos inerentes à carga; carga perigosa
  • Terminais de carga: portos, aeroportos, pontos de fronteira, portos secos
  • Principais modais utilizados no comércio internacional: transporte marítimo, transporte aéreo, transporte terrestre; principais documentos; decisão do modal mais adequado
  • Multimodalidade nos transportes

2. Seguro de transporte internacional

  • Aspectos gerais dos seguros de transportes: Divisão da carteira de seguros de transportes; Contrato de seguro de transportes; Interesse segurável; Contratos de compra e venda e Incoterms versus seguro; Obrigatoriedade da contratação do seguro; Instrumentos de um contrato de seguros de transportes; Proposta de seguro de transportes; Apólice de seguro de transportes; Averbação, endosso, critério tarifário, fatura ou conta mensal; Certificado de seguro transportes
  • As condições gerais dos seguros de transportes: Âmbito geográfico e bens segurados; Objeto do seguro; Bens e/ou mercadorias não compreendidos no seguro: Procedimentos para aceitação e renovação de apólices; Prazo, Rescisão e cancelamento do seguro; Obrigações do segurado; Perda de direitos
  • As principais coberturas básicas e adicionais
  • Principais cláusulas específicas
  • O processo de sinistros de transportes: conceito básico de sinistros; apuração de danos; tipos de vistoria; regulação; liquidação
  • Gerenciamento de Risco: cuidados no transporte terrestre de cargas, análise de risco, consulta a cadastro de motoristas e de proprietários de veículos de transportes terrestres de cargas, rastreamento, monitoramento e roteirização; escolta

3. Logística

  • Logística e comércio internacional: logística como principal fator de competitividade; o papel da tecnologia; a importância do fator tempo; economia de escala e parcerias; cadeia de suprimentos
  • Operadores logísticos
  • Distribuição física internacional: alguns sistemas de distribuição mais voltados para pequenas e médias empresas
  • Logística e competitividade brasileira
 
Docente
Marilza Gama e Ricardo Armond
 

8º. Operacionalizando a exportação: câmbio e pagamentos internacionais

 
Porque fazer?

Os módulos Operacionalizando a Exportação têm por objetivo fornecer informações necessárias para a operacionalização da venda de produtos para o exterior, incluindo os instrumentos, as ações e as decisões administrativas relacionadas ao gerenciamento da atividade, incluindo as financeiras.

Estão voltadas para os empresários e profissionais que serão responsáveis pelos trâmites e regras que regem a operacionalização dos procedimentos ligados à exportação, aos pagamentos e recebimentos internacionais.
 
Programa
  1. Mercado de câmbio: classificação das operações de câmbio, tipos de operações, classificação dos recursos; taxa de câmbio
  2. Modalidades de transferência: cheques, travellers’s checks, cartões de crédito e de débito de uso internacional, vale postal internacional, ordens de pagamento via swift
  3. Contratos de câmbio: classificação das operações segundo sua natureza, liquidação, alteração, cancelamento e baixa
  4. Exportação: disponibilidade no exterior, ingresso de divisas no país
  5. Negociação bancária internacional dos documentos
  6. Modalidades de pagamento: pagamento antecipado (cash in advance), remessa sem saque ou direta (open account), cobrança (collection), carta de crédito; SML e Hedge
 
Docente
Shirley Atsumi
 
 
    Contatos: Crysthianne Ferreira
  Telefones: (21) 2509-7000, 2509-2662, 3529-7002, 3529-7004
    Email: cursosfuncex@funcex.org.br
    Skype: cursos.funcex
       
   
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